Cenários Futuros para População Negra.
O ano é 2050 e a proposta é Analisar Cenários Futuros para a População Negra na sede do Banco do Brasil em Brasília.
Essa foi a proposta feita pelo Instituto GUETTO , com sua equipe, onde trabalhamos a partir de cenários com foco na Justiça Racial, Economia, Educação e Cenário Crítico.
Com base nesse contexto, um grupo de profissionais de diferentes organizações sociais e privadas pautaram a percepção dos anos futuros. Estive, representando a Reafro Nacional - Rede Brasil Afroempreendedor e o CRIAR - Centro de Referência e Informação em Artes e Cultura Brasileira . Esta foi uma segunda fase e ainda há o que fazer.
Com certeza a atividade foi muito intensa, diferentes pontos de vistas e muitas convergências também. A consultoria Reos e o Instituto, comandaram a proposta com uma metodologia capaz de promover uma conexão forte entre os participantes e compartilhamentos potentes.
Dentre as trocas, o que foi mais considerado como área de convergência e nada fácil de lidar, foi a análise dos 4 grupos de trabalho, que concordaram o acirramento do racismo até o ano de 2050, assim como maior consciência da população negra sobre seus direitos e ampliação da presença de negros em espaços educacionais.
Em breve todo o material estará disponível, tão logo a 3a. fase se concretize.
Fato é, nossa força e resistência estão cada vez mais pulsantes e nós, cientes da perspectiva das ações a serem percebidas e atuarmos em nossas trajetórias de crescimento e produzindo as mudanças que forem necessárias.